Cheguei!

24.11.08

Eu cheguei da minha super lua de mel em Cuba, mas nem tive tempo de postar as fotos por aqui. Agora, que a maré está ficando mansa, eu estou sentindo o gostinho das férias. Bom, uma semana na terra do Fidel foi uma experiência interessante. O país é bonito e os cubanos são bem parecidos com os brasileiros. Por lá tem arquitetura velha (sem cuidados) e antiga (com restauração). Havana por exemplo está sempre em restauração devido ao período de ciclones.



Outra particularidade é a política socialista, que tem seus pontos positivos e negativos. Aparentemente, o povo adora o governo e a rasgação de seda para o Fidel rola solta. Mas a verdade é que a falta de liberdade, seja de escolha ou de ir e vir, é um problema sério. Acho que só morando lá para saber. Fiz uma lista das impressões gerais de Cuba para dar uma resumida!

Água - Para beber é boa e só tem uma marca. Para tomar banho é mega salobra! Isso quer dizer que: Se você tem um cabelo bom, ele pode ficar mais ou menos; se você tiver um cabelo mais ou menos, ele vai ficar durão e se você tiver um cabelo ruim e for vaidosa, não vá para Cuba.

Comida Típica – Tem o feijão com arroz que eles chamam de arroz morno (ou morro – até hoje não saquei como se fala). A carne desfiada e molho de tomate que se chama roupa velha. Também fazem parte das comidas típicas o porco (cerdo) e o frango (pollo). Eu, particularmente, não gostei do molho. Ele é enjoativo.


Bebidas – Essa é a parte boa... Tem o mojito (rum, hortelã, açúcar, limão e soda). Fomos ao museu do run e descobrimos que a fabricação é bem parecida com a da cachaça brasileira. O Bruno adorou a cerveza (Bucanero) de lá. Tem três marcas: Cristal, Bucanero e Polar. Outro drink muito apreciado pelo meu mariiiiido (estilo KGB), foi Tequila Sunrise, que é suco de laranja, tequila e groselha.

La Bodequita Del Medio – É um resturante famoso em Havana. Lá é possível comer as comidas típicas e deixar um recadinho na parede. Tem várias fotos de pessoas famosas, inclusive, fotos de brasileiros como Regina Duarte e Raul Cortez. Isso foi muito engraçado de ver! Bom, o restaurante é considerado caro. O almoço para duas pessoas sai por 30 pesos convertidos, considerando que um hambúrguer é um peso por lá. Quem quiser saber mais da história do estabelecimento dá um pulo no site deles.

Habanos – São denominados de habanos todos os puros (charutos feitos para exportação). Um habano é feito de quatro tipos de folhas diferentes da mesma planta e uma folha de outra planta, cultivada na sombra. No miolo ficam as quatro primeiras e a quinta é a capa. O processo todo é bem interessante, mas para dar uma resumida na história entre no site guantanamera.

Praia – Só passamos por Varadero e pegamos uma frente fria no meio do caminho. Não tive ótimas impressões, mas é bonita sim. E a cor do mar é bem clarinha, estilo todas as fotos que se vê de praias do caribe.


Ainda não acabei a lista...amanhã continuo com mais capítulos de Cuba. Fotos da viagem completa no meu picasa

3 comentários:

Anônimo disse...

Que grosseria você escrever groselha como groselia!

Anônimo disse...

Realmente, foi uma grosseria sem tamanho. O que seria de mim sem os anônimos. Valeu!

Anônimo disse...

Se falarmos de grosseria, talvez o gresseiro seja o infeliz "Anônimo" em seu comentário. Lá em Nova Iguaçu tem groselha, groselia, grosel e por aí vai. Ninguém nunca reclamou... Saúde e Paz. JLCX.