Enigma do nescau light

27.3.08


Uma amiga mandou uma e-mail para nestlé, por estes dias, com uma dúvida muito pertinente em relação o nescau light vejam só:

Gostaria de esclarecer uma dúvida em relação ao Nescau Light. Na tabela de informação nutricional, é feita uma comparação entre o nescau tradicional e o nescau light. As medidas usadas são as seguintes:

200 ml de leite desnatado + 25g de Nescau Tradicional = 163 Kcal

200 ml de leite desnatado + 14,5g de Nescau Light = 122 Kcal

Na minha opinião, não há como termos um resultado claro se as medidas comparadas não são iguais. Porque não foi feita uma comparação com medidas iguais tanto do Tradicional quanto do Light?

200 ml de leite desnatado + 25g de Nescau Tradicional = 163 Kcal

200 ml de leite desnatado + 25g de Nescau Light = 210 Kcal

Claramente, chego à conclusão de que o Nescau Light, na verdade, apresenta mais calorias, se comparado a uma quantidade igual de Nescau Tradicional. Estamos consumindo um produto mais caro, acreditando que ele ao menos atenda à nossa necessidade. Porém, na prática, isso não acontece.

Para exemplificar: Um supermetcado, no Rio de Janeiro, o Nescau Tradicional é vendido a R$ 3,80, enquanto o Light é vendido a R$ 7,59

A resposta da Nestlé: Informamos que a redução calórica indicada no rótulo do Nescau Light é obtida a partir da comparação entre esse produto e o Nescau Tradicional, ambos reconstituídos e prontos para o consumo.
Apesar das características semelhantes, os produtos em questão têm composições distintas, e cada um deles requer um modo de preparo específico, sendo que no caso do Nescau Light é necessário uma quantidade menor de produto para obter o mesmo volume da bebida, em relação ao Nescau Tradicional.
Desse modo, para esse tipo de produto que necessita de uma diluição, a comparação não é feita entre a quantidade do pó utilizado, mas sim entre os produtos devidamente reconstituídos, pois a própria legislação determina que a comparação seja feita no produto já preparado (em 100 ml).
Um abraço,
Serviço Nestlé ao Consumidor”

Agora, eu pergunto: Quem é que vai ficar medindo a quantidade na hora de fazer o nescau light?

Como disse um outro amigo, essa enrolação toda é para explicar que se no tradicional você precisa de, vamos supor, duas colheres para o nescau ficar "bom", no light só precisa de uma. Isso porque, apesar de ambos serem nescau, ambos são diferentes. Entendeu? Nem eu.

A maioria das pessoas sempre colocam duas colheres de nescau e acabam sendo induzidas ao “erro calórico”. Acho que eles deveriam pensar em fazer uma fórmula que possa ter a mesma medida do tradicional com menos calorias. Ou isso deveria ser explicado melhor no rótulo, ou não?



5 comentários:

Ciana Lago disse...

to chocada!!
Aff, por isso que eu não do a menor pra diet e light! Se for pra isso coloca uma colher de Nescau normal e pronto!
Agora, depois dessa enrolação todo mundo tomando Toddy ou achocolatado genérico. Fora Nestlé! Aff

Anônimo disse...

Natasha

Olá..navegando pela net eu me deparei com essa informação..e sabe q eu seeempre falo isso com meu amigos q insistem em consumir peodutos pseudo-lighs, msm qndo ainda são alertados! Eu qndo vou ao supermercado tenho o hábito de verificar a tebale nutriciional e ainda fazer os cálculos entre os produtos tradicionais e lights. Foi qndo numa dessas idas eu me deparei com o nescau..e não só ele como os demais achocolatdos, como o Toddy! No tradicioal, as instruções orientam o preparo com duas colheres de sopa, ao paso q no light com duas ou três colheres de chá!! Se fizer com a msm quantidade do tradicional, acaba realmente saindo mais calórico...e as pessoas compram pelo dobro do preço praticamente! E ainda tneho uma amiga q ainda diz q prefere comprar o light msm tendo a ciência desse fato...pq o psicológico dela já está condicionado..vai entender, né...é pedir pra ser chamado de otário! Haha...enfim, só pra dizer q fico feliz q existam pessoas conscientes quem nem eu! :D

Anônimo disse...

acho um absurdo que um produto tão caro tenha tantas calorias,comprei e fiquei frustrada, esse produto deveria ser completamente isento de açucares p/ que tantos os que fazem dieta de restrição calórica ou diabéticos pudessem tomar, só falta iventar o diet pelo dobro do preço. Ninguém merece!

Anônimo disse...

me desculpe, mas isso que falaram É BURRICE, o nescau light contém a mesma quantia do "pó" que da o gosto que o nescau normal, certo???
Certo.
A diferença é que o nescau normal utiliza açucares normais para adoçar, enquanto o nescau light utiliza edulcorantes como o acessulfame, que são centenas de vezes MAIS doces que o açucar
digamos que de 25gr de nescau normal, 14 sejam para dar o gosto de nescau, e 11 de açucares comuns para adoça-lo...
Agora, o nescau light: 14gr para dar o gosto de nescau e 0,5gr de edulcorantes, que são MUITAS vezes mais doces que açucar, muitas vezes MESMO, pesquisem sobre o neotame no google e verao que existe edulcorantes 8000x mais doces que açucar
O motivo de na mesma porção existirem mais calorias?
Simples, O pó que da o gosto do nescau (NAO O AÇUCAR, O PÓ, EXTRATO DE CACAU, SEJA O QUE FOR) também tem calorias, na mesma porçao, mais que o açucar, como 25gr de nescau normal por ex possuem 14gr desse pó e 11 de açucares, e 25gr de nescau light possuem cerca de 24,2gr desse pó e apenas 0,8 de "açucares" (edulcorantes), e esse pó é mais calorico que açucar em sí, está aí a razão disso ocorrer
E a razão pela qual se precisa menos nescau light para a mesma quantia de leite do que o normal é o fato de edulcorantes, em quantias iguais, serem centenas de vezes mais doces que açucares, sendo necessário muito menos deles para adoçar igualmente
Se não entederam agora, não entenderam DE JEITO NENHUM

Junior disse...

O Nescau Light realmente tem uma grande diferença do Nescau Tradicional. Comigo acontece o seguinte: a nutricionista me orientou a usar uma colher de chá de achocolatado em 200ml de leite semi-desnatado, eu sempre colocava ou Toddy ou Nescau Trad. e acabei parando de tomar pois o gosto fica horríve, extremamente fraco. Ontem fui ao mercado e comprei uma lata do Nescau Light e a difereça é muito grande. O o gosto do chocolate com 1 COLHER DE CHÁ em 200ML de leite fica mais gostoso e forte do que 2 colheres de sopa do Trad. em 200ml.... Enfim o Nescau Light é muito bom, pois colocando apenas uma colher de chá do pó se obtêm um resulto melhor que as 2 col. de sopa do Trad. Pelo menos é a minha opinião.