O que é alho poró?!

6.7.08

Quando a gente faz um blog, acha que só os parente e amigos visitam. E esquece que existe milhares de pessoas nesse univeso virtual. Estou falando isso porque meu último pós gerou um comentário/pergunta de um desconhecido. Bom, fiquei feliz. É bom saber que existe alguém lendo seus pensamento e afins, além do papai, mamãe, namorado, amigos, cachorro, piriquito e papagaio. Deixando de ládo o papo furado, o "JC" quer saber o que é alho poró, que eu tanto uso nos meus refogados. Apesar do nome parecido, ele não deixa a mão fedendo com o alho tradicional...rsrsrs. Para ajudar a responde essa questão, recorri ao site Sítio do Moinho.



O alho poró é uma hortaliça aromática também conhecida como alho porro ou alho francês. Pertence à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho e cebolinha. Suas folhas largas sobrepõem-se umas às outras na base da planta até formarem um talo redondo que, ao encontrar a terra, torna-se bojudo. Em alguns aspectos, lembra a planta do alho, mas não produz a “cabeça” ou bulbo com dentes. Originário da Europa, é cultivado em praticamente todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e Sudeste



Dizem que o alho poró:

  • É estimulantes que auxiliam o alivio da congestão nasal e dos brônquios
  • Tem propriendades anticépticas que protegem contra resfriados e dores de garganta.
  • Auxilia no controle de diarréias.
  • Tem efeito calmante no trato digestivo, ajudando a aliviar as cólicas e gases.
  • Estimula o apetite e melhoram a digestão.

Com poucas calorias e rico em celulose (fibras) é um alimento recomendado em dietas hipocalóricas (com poucas calorias), voltadas para o emagrecimento (Olha o vigilantes aí gente!!!). É rico em potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como em vitaminas B e C. O alho poró, como a cebola e o alho, ajuda a proteger o coração e as artérias, previne a aterosclerose e a pressão alta. É usado em sopas, refogados e saladas e como acompanhamento de carnes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi...Obrigado!Eu não tinha ideia do q era este tal "alho" hahah
Sobre o perfil...uma pessoa normal,como todos deveriam ser.
Sorte!

jev_k@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda....moro em Portugal mais não é este nome q é dado aqui, uso muito em minha culinaria e quando vi o q era ate achei graça...obrigada...é mt bom ter todo o tipo de informação na internet.

Urandi Ba disse...

agora sim fiquei sabendo o que é alho poró, já conhecia pórém não sabia que era ees o nome. Quando o conheci disseram para mim que era um alho diferente, com folhas diferentes do outro alho comum.
Muito obrigada pela informação

Unknown disse...

Olá! obrigada pela informação, pois eu pensava que era um alho , só que diferente e não uma hortaliça da familia da cebolinha...obrigada mesmo.
Abraço!
Ura

isaural disse...

Parabens pela definicao simples e objetiva :D
Abracos de New York!